Cozinha Com Ilha Central – Mais de 125 Modelos de Projetos Lindos

Se você tem uma cozinha tradicional e quer otimiza-la ou até mesmo se você vai construir sua cozinha e quer um projeto descolado, funcional e prático, a ideia de hoje é de transforma-la em uma cozinha com ilha.

Portanto, primeiramente você precisar saber o que é este projeto de “ilha”.

Pra ser uma “ilha” o seu projeto precisa ter acesso por todos os lados, como uma ilha mesmo e depois você decidira onde ficará seu cooktop ou seu lavatório,(pia).

Por isso você precisa ter em mente a distancia entre os móveis para que haja uma boa circulação em volta da ilha. O tamanho recomendado para uma boa circulação é de 0,70m.

Após isto basta seguir o seu gosto e estilo de decoração e escolher os moveis por exemplo se sua ilha sera somente de balcão, se terá lavatório, ou se você vai colocar o cooktop e coifa, etc.

Cozinha com ilha – Veja mais de 125 modelos para se inspirar

 

Já sabemos que a ilha nada mais é do que um móvel centralizado, com acesso por todos os lados que servira para você colocar os moveis ou não.

Pois ela também pode servir apenas de bancada e  você pode aproveitar o espaço e colocar armários em baixo, ou você pode colocar assentos ao seu redor, enfim, a  ilha pode ser usada em diferentes espaços e estilos, tudo vai depender do se gosto.

Preço da cozinha com ilha

Mesmo sendo o sonho de muitas pessoas, é nesta fase que muitas desistem de ter o projeto, pelo medo do preço.

Mas você deve levar em conta o que será necessário para investir na sua cozinha, móveis planejados são mais caros, mas também é preciso saber se você terá que fazer instalações hidráulicas e elétricas.

Se você já possui as instalações de hidráulica, elétrica e os eletrodomésticos, seus móveis planejados sairão no mínimo a partir de três mil reais, claro, você deve solicitar um orçamento de uma empresa de sua confiança, pois este valor pode variar bastante porque os materiais utilizados também variam de valor.

E claro o tamanho da sua cozinha também influencia o preço, mas é como já disse, móveis planejados são mais caros.

Dicas para projeto de cozinha planejada

Uma das principais dicas antes de iniciar o seu sonhado projeto de cozinha com ilha, é o espaço.

Se o espaço for muito pequeno vai ficar difícil cozinhar não é mesmo?

Existem algumas dimensões que devem ser respeitadas para evitar o problema de ter uma cozinha muito apertada, com difícil circulação ou abertura de móveis, por exemplo:

  • Entre o balcão a parede e a ilha deve-ser ter uma distância de no mínimo 60 cm ( para que uma pessoa consiga passar)
Projeto cozinha com ilha

Para facilitar na hora que você estiver preparando os alimentos é ideal que o fogão a pia e a geladeira formem um triângulo, ( para que você não precise andar muito com uma panela quente nas mãos)

Projeto cozinha triangulo dos móveis

Cozinha com ilha central e planejada








Vamos combinar que a cozinha é o coração da casa, não é mesmo? E este cômodo tem ficado cada vez menor, apesar de ser o local onde todos se reúnem, mesmo quem mora sozinho, é na cozinha que muitas vezes recebemos os  amigos e preparamos as refeições.

Os móveis planejados são uma perfeita solução em termos de aproveitamento de espaço, transformando assim a cozinha num cômodo acolhedor e funcional. E ao colocar uma ilha na sua cozinha planejada é como se ela ficasse mais receptiva.

Cozinha planejada com ilha

Cozinha com ilha de madeira

 

Não podemos negar que os móveis em madeira trazem muito charme e aconchego para os ambientes, e claro que na cozinha não poderia ser diferente.

Armários de madeira não é nenhuma novidade, mas hoje existem diversos tipos de materiais e variedades de cores também.

Cozinha moderna e de madeira

Cozinha com ilha e bancada

A bancada junto a ilha é uma excelente opção para quem tem pouco espaço, e também você pode ter certeza que a platéia estará ali assistindo seu show culinário.

As residências de hoje em dia, não dispõem mais de tanto espaço e a hora da refeição passou a ser também a hora da socialização.

Ilha com bancada é perfeita para recepção de amigos e refeições com a família, ou seja um ponto de encontro.

Ilha com bancada e cozinha em azul

Cozinha com ilha e mesa








Neste outro tipo de projeto, se integra a cozinha a sala de jantar, e não deixa de ser uma ótima alternativa par unificar e aproveitar os espaços, unindo o útil ao agradável não é mesmo?

Acoplar uma mesa a ilha é um proposta moderna que faz com que o cozinheiro não fique isolado das demais pessoas que irão desfrutar da refeição, veja as imagens:

Projeto de ilha com mesa

Cozinha com ilha pequena

Qual a função da ilha na sua cozinha?

Se for apenas uma opção de decoração não há necessidade de extravagancias e você pode optar por um projeto de cozinha pequena.

O mais importante a ser considerado na escolha da sua ilha é a circulação das pessoas. Existem várias opções de ilha pequena veja:

Ilha pequena e toda branca

Cozinha com ilha conjugada com sala de jantar

 

Antigamente elas eram chamadas de cozinha americana não é mesmo? Agora essa opção de cozinha integrada também permite que ninguém fique isolado na cozinha preparando as refeições enquanto os demais convidados interagem animadamente na sala.

As paredes continuaram sendo derrubadas e não há mais a necessidade destes dois cômodos estarem separados, o que deixa tudo muito mais acolhedor.

Cozinha com ilha e churrasqueira

E tem como nosso projeto de cozinha com ilha  ficar mais receptivo para os amigos e para a família? tem sim! Vamos colocar lá uma churrasqueira!

Ilha branca e churrasqueira amadeirada

Cozinha com ilha simples








Veja nas próximas imagens como o simples pode se tornar belo dando atenção aos pequenos detalhes, prestar atenção a organização do ambiente é fundamental.

Sua Ilha pode servir apenas de bancada, pode ser apenas suporte para os armários ou nichos, apenas para colocar o cooktop…

Cozinha branca com ilha simples

Cozinha com ilha vermelha

Se o seu projeto de cozinha com ilha inclui uma decoração original de cores fortes, o vermelho é uma das cores mais usadas em projetos de decoração.

Por ser uma cor que chama bastante atenção, os tons utilizados são muito variados, assim como a combinação com as outras cores, veja:

Cozinha com ilha rústica

O estilo rústico muitas vezes se consegue recuperando móveis antigos, mas  se caracteriza principalmente pelo uso de  materiais  naturais como a madeira, a pedra, tijolos.

Pode-se também dar toques amadeirados a todo o ambiente, o que deixa o comodo muito acolhedor.

Ilha em madeira escura

Cozinha com ilha branca

E se você gosta de branco, não tem nada mais clean do que uma cozinha branca.

Se você que apostar num ambiente limpo, claro, higiênico, de fácil iluminação o branco sera a opção certa.

Você também mesclar o branco com cores claras, ou em outros pontos com cores mais vivas.

Ilha branca com cooktop e forno

Fotos de cozinha com ilha central

Se você esta procurando algumas idéias inspiradoras para concluir seu projeto de cozinha, temos aqui muitas fotos.

Não esqueça que sua ilha precisa possuir medidas minimas para que haja a circulação de pessoas e divirta-se montando seu projeto e sua decoração do jeitinho que você sempre sonhou.

Cozinha com ilha e cooktop

Cozinha com ilha e mesa

Cozinha com ilha e sala de jantar

Cozinha com ilha e mesa embutida








Cozinha com ilha e churrasqueira

Cozinha com ilha em apartamento pequeno

Cozinha pequena com ilha americana

Cozinha com ilha e fogão a lenha

Cozinha com ilha central moderna

Cozinha com ilha de concreto de cimento queimado

Projeto de cozinha com ilha

Cozinha com ilha e coifa

Cozinha com ilha e pia

Cozinha com ilha gourmet

Espero que tenham gostado dos modelos, não deixe de conferir nossos outros posts sobre cozinha aqui.