Como fazer muda de orquídea – passo a passo e dicas!

Como fazer muda de orquídea já plantada é uma pergunta muito comum entre cultivadores e entusiastas desse campo, a prática é muito comum entre e é uma ótima maneira de proporcionar um bom método de geminação de novas plantas, pois quando feito da maneira certa as mudas crescem muito saudáveis e sabemos que flores e decoração tem tudo a ver, então vamos ver como ter sucesso nesse processo.

Lembrando que existe uma variedade grande de orquídeas, e que nem todas podem ser divididas, depende muito de como elas crescem, pois necessitam de um ponto de divisão viável, coisa que nem todas as espécies tem.

Como fazer muda de orquídea catlleya hybrid

Então vamos mostrar uma espécie que normalmente tem bons pontos de divisão, a catlleya hybrid, uma espécie de orquídeas muito usada e bem popular entre cultivadores de orquídeas.

  1. Prepare bem seu material, esse é o começo correto para obter sucesso, tenha uma faca ou tesoura afiados para um corte de precisão e também lave bem eles antes de qualquer coisa, certifique-se de que não terá nenhuma ferrugem em seu material.
  2. Agora tire a orquídea do vaso onde ela está plantada para que você possa ver bem as raízes que estão nascendo.
  3. No meio dela você vai ver uma divisão natural, pois a planta cresce para os dois lados, então é muito fácil de visualizar.
  4. Usando uma ferramenta de corte que você lavou previamente, basta cortar nessa divisão, não precisa se preocupar em danificar um pouco as raízes, elas se recuperam rápido.
  5. Coloque as metades em novos vasos, de preferência a vasos que tenham um tamanho maior do que a muda em si, pois assim você não vai precisar envasar a planta em outro recipiente toda hora.
  6. Amasse um pouco a terra que você colocar com os dedos, mas não aponto de machucar a planta, e faça o teste, segure a planta pelo topo e veja se o caso não cai.

Como fazer muda de orquídea Cymbidium

Essa é uma espécie de orquídea que normalmente fica maior e fica em um vaso mais largo, então o processo de fazer uma muda dessa espécie é um pouco diferente, mas vamos mostrar.

  1. Como ela está em um pote maior e seu sistema de raízes é um emaranhado mais complexo, muitas vezes se faz necessário cortar o vaso para conseguir retira-la de lá sem machucar a planta, então corte com uma faca previamente lavada e retire ela de lá.
  2. Como suas raízes são maiores, cortar com uma faca pequena não vai ser uma tarefa muito fácil, então talvez seja necessário uma pá de corte, é uma pá de tamanho médio que pode ser usada para cortar, então com essa pá corte a orquídea não exatamente na metade, mas em uma proporção que você queira a muda.
  3. Com essa muda em mãos, use um alicate de corte para limpar as folhas secas e raízes danificadas.
  4. Agora basta replantar ela em um vaso separado, mas lembre-se que essa planta cresce bastante, então use um pote grande.

Fazendo muda da orquídea Dendrobium proud appeal

Essa é uma espécie de porte pequeno, o que torna a criação de novas mudas fácil, mas mesmo assim seja delicado e faça com cuidado.

  1. Tire a planta do pote e limpe as raízes, deixe elas bem visíveis.
  2. Separe no meio e dívida as raízes nesse ponto, por ser uma planta de porte pequeno é possível fazer isso com as mãos.
  3. Agora basta replantar cada parte em um vaso separado e pronto você tem mudas novas prontas para crescer e florescer.

Algumas dicas para fazer sua orquídea durar

– Umidade, esse é um fator importantíssimo, tanto a umidade da terra onde sua nova muda vai estar plantada, como a umidade do ar, então certifique-se de manter uma boa umidade nesses lugares, o uso de um umidificador pode ser uma boa ideia.

– Regue sua orquídea de forma a sempre manter a terra um pouco úmida, nada de deixar uma poça de água na terra onde ela está plantada, e tome cuidado extra com a falta de irrigação no verão.

– Cuidado com a iluminação, orquídeas em geral não se dão muito bem com o excesso de iluminação natural, então não deixe elas expostas muito tempo ao sol, principalmente ao sol do meio dia.